Detalhes do Serviço

Ensaios não destrutivos (END’s)

Ensaios Não Destrutíveis (ENDs) fazem parte das metodologias de inspeção e são ensaios em que se articulam diferentes técnicas de diagnóstico, umas simples, outras mais sofisticadas, que permitem a avaliar o estado de conservação da estrutura afetada, por exemplo, por algum tipo de corrosão.

A Alvig Engenharia tem experiência de mais de 20 anos em ensaios não destrutíveis como, medição de espessura por ultrassom e líquido penetrante. Trabalhamos sempre com equipamentos de ponta e calibrados por laboratórios respeitáveis, para apresentar, efetivamente, resultados confiáveis para seus clientes.

É muito comum a aplicação de ultrassom na detecção de trincas em eixos, tubulações e em vasos. Com essa técnica, é possível varrer a região do eixo que está inacessível, para verificar a presença de trincas na área de estudo.

O ultrassom também tem por finalidade a medição de espessura, para verificar fenômenos de deterioração dos materiais por corrosão, abrasão, erosão ou até mesmo suas combinações. É possível utilizá-lo para realizar o monitoramento da perda de espessura durante os anos e até mesmo estimar a perda anual. Esse ensaio é um poderoso recurso para boas práticas de uma manutenção preventiva.

Outro ensaio muito utilizado é por líquidos penetrantes. Tem por função detectar descontinuidades superficiais abertas na superfície, tais como trincas, poros e dobras. Pode ser aplicado em todos os materiais sólidos que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira. Geralmente é muito utilizado em materiais não magnéticos como, por exemplo, alumínio, magnésio, aços inoxidáveis austeníticos, ligas de titânio entre outros, já que estes não permitem a aplicação de ensaios por partículas magnéticas. Vale destacar também sua grande aplicação na detecção de porosidades em cordões de solda e materiais fundidos.

Entre em contato agora mesmo e consulte os nossos serviços.